Inaugurado pela Prefeitura de Duque de Caxias em setembro, o Centro Oncológico Duque de Caxias tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas. A unidade está em pleno funcionamento e atende, em média, a aproximadamente 1.200 pacientes por mês em tratamento, acompanhamento e controle do câncer. Todo o atendimento é gratuito. O local oferece quimioterapia e radioterapia para pacientes regulados pelo Sistema de Saúde do Estado.

        O diretor técnico da unidade, dr. Gothardo Lopes Netto, destaca o trabalho e o grande desafio da equipe. “Está na nossa responsabilidade oferecer o tratamento com toda tecnologia possível que dispõe a medicina moderna. Nosso tratamento é humanizado, com carinho e atenção para os pacientes e seus familiares. O desafio que a Prefeitura nos propôs está sendo cumprido e estamos desenvolvendo na cidade um grande trabalho de saúde de alto nível”, explicou.

Atualmente, a unidade recebe pacientes tanto do município quanto de fora, sendo 50% do público caxiense e, os outros 50%, de cidades vizinhas. A grande vantagem para a população é a eficácia do tratamento e seu início precoce. Ainda este ano está prevista a inauguração de uma nova ala dentro do Centro Oncológico para diagnóstico precoce da doença.

A unidade de alta complexidade em Oncologia realiza atendimentos nas especificidades de ginecologia, mastologia, aparelho digestório, torácica e urologia na quimioterapia. E ginecologia, mastologia, aparelho digestório, torácico, urologia, câncer de osso, câncer de sarcoma, câncer de partes moles, cabeça e pescoço na radioterapia.

Para o prefeito Washington Reis, o Centro Oncológico é fundamental para a saúde pública do município de Duque de caxias. “Estamos trabalhando incansavelmente a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade. Desta forma, a saúde é uma das minhas prioridades. Aqui, oferecemos atendimento com tecnologia de ponta e profissionais qualificados para os cidadãos,” frisou.

 Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar 600 mil novos casos de câncer em 2019. Por isso, o tratamento precoce e os diagnósticos precisos são, cada vez mais, importantes aliados na luta contra a doença. O Centro Oncológico Duque de Caxias, fica na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, nº 490, Centro. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.