Com a ajuda de equipe multidisciplinar, o SAD faz visitas diárias a pacientes desospitalizados que precisam de acompanhamento em domicílio

Realizado pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, o SAD – Serviço de Atenção Domiciliar tem como objetivo atender aqueles pacientes desospitalizados, que precisam de atendimento de saúde permanente, mas não têm condições de sair de casa.

A desospitalização é definida como um processo que busca a humanização de pacientes que se encontram hospitalizados, e tem como principal foco oferecer a estes indivíduos uma recuperação mais rápida e bem sucedida em seu domicílio.

Com equipe multidisciplinar e trabalho humanizado, que conta com médicos e outros profissionais de saúde, o SAD atende a pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção (pessoas com patologias agudas, crônicas ou degenerativas, aqueles que necessitam de cuidados paliativos e com úlceras por pressão, conhecidas como escaras).

No município de Duque de Caxias, os números comprovam a importância da prestação do serviço à população. De janeiro a dezembro de 2022, o SAD realizou 9.585 atendimentos. Este ano, de 2023 até o mês de abril, já foram realizados 3.451 atendimentos. O número de pacientes atendidos pelo serviço varia a cada mês. Atualmente, 127 pacientes são acompanhados em domicílio pela equipe multidisciplinar, desde crianças até pessoas centenárias.

Gabriella Nogino, diretora do Serviço de Atenção Domiciliar, destaca o crescimento dos atendimentos nos últimos cinco anos, a partir da reestruturação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com a contratação de mais profissionais e novas viaturas. Ela explica ainda como é feita a admissão dos pacientes ao serviço.
“Os pacientes atendidos pelo SAD são geralmente encaminhados através do Serviço Social dos Hospitais Adão Pereira Nunes e Dr. Moacyr do Carmo, mas também atendemos pacientes encaminhados pelas UBS, UPH e UPA do município. Esse cadastro também pode ser feito direto na nossa sede, localizada no Centro Municipal de Saúde – CMSDC. Cada caso é avaliado, seguindo os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde”, explica a diretora.

Damara Marques Nascimento, moradora do bairro Jardim Leal, em Duque de Caxias, sabe muito bem a importância do atendimento domiciliar. Sua irmã, Delmar José do Nascimento, de 64 anos, é uma das pacientes atendidas pelo município. Delmar, uma paciente que sofreu um AVE Isquêmico, foi desospitalalizada recentemente e recebe semanalmente a visita dos profissionais da equipe multidisciplinar.
“Eu sou muito grata a Deus por minha irmã ter acesso a esse atendimento e por todos os profissionais do SAD. Eu não sei o que seria de nós sem eles. Eu só tenho elogios e conheço outras famílias que também usam o serviço e estão muito satisfeitas. Quer coisa melhor do que ter um médico cuidando do seu paciente em casa?“, declarou a emocionada Damara.

O Ministério da Saúde preconiza o apoio e suporte do SAD aos pacientes acamados pelo prazo de 45 dias a 3 meses, mas a diretora Gabriella Nogino ressalta que existem pacientes que podem ter esse prazo estendido, em função da gravidade da doença ou dificuldade de recuperação.

O SAD – Serviço de Atenção Domiciliar está sediado no Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (CMSDC), que fica localizado na Rua Gen. Gurjão, s/n – Centro, Duque de Caxias. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.